segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reflexão final da aula do Módulo 12 - Legislação Escolar


Reflexão final da aula do Módulo 12 - Legislação Escolar





Nesse dia a nossa aula foi na Escola Municipal Sebastião de Paula, por motivo de falta de água na Escola Estadual Eldorado na qual realizamos nossos encontros do Curso Profuncionário.
A aula iniciou-se às sete horas, com todas as turmas do curso reunidas em uma única sala. Pois, tivemos uma palestra com a nutricionista Soraya Knorst, o tema foi Higiene e Segurança nas escolas, ela falou de boas práticas de manipulação de alimentos, e que devemos tomar muito cuidado com a contaminação alimentar direta e indiretamente.
Ela falou sobre as contaminações de alimentos por bactérias, fungos, parasitas etc.
Falou também que devemos trabalhar com espírito de equipe, respeitar as pessoas. Foi uma palestra que nos trouxe vários conhecimentos sobre o tema estudado.  Terminou a palestra fomos para o lanche, após o lanche, cada turma foi para sua sala com sua tutora e iniciou – se o estudo do módulo 12.  A Tutora Lílian iniciou falando em legislação, por se tratar de um conjunto de normas embasadas em leis, decretos, deliberações, pareceres, resoluções e portarias que regulamentam a funcionamento de uma instituição, tendo como lei maior a Constituição Federal. Falou sobre a Revolução Industrial, referente à sua produção de bens para o consumo que era de forma artesanal e que sua produção era pequena por ser de forma individual e a como era a educação nessa época. Sobre a sociedade Moderna, Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação e os seus Programas, mostrando-nos a origem e o destino dos recursos. Sobre a Constituição Federal de várias épocas e os artigos que se referem à educação e a contribuição de cada uma para a educação, trouxe textos de apoio para trabalhar a Unidade I, onde alguns cursistas fizeram a leitura dos mesmos, e após a leitura, foi discutido o assunto em pauta.
Outro tema estudado foi a gestão democrática, com eleições para diretores e para colegiados escolar, que geralmente estão presentes nos estabelecimentos de ensino com a denominação de conselhos escolares, pois é composto por representantes de todos os segmentos da escola, professores, funcionários e pais de alunos.
 Fomos ao laboratório de informática e a tutora Lilian nos ensinou fazer slides e vídeos, trabalhamos com uns programas na internet que são eles: picjok.net, leoonapix.com, photofunia e scrapeenet, fizemos vários trabalhos com nossas fotografias eu amei essa aula.
A tutora passou um vídeo sobre escola de Paulo Freire, foi bem legal. Ela passou para nós, a mensagem  com o tema:  habilidade gestora.

Habilidade Gestora
·                                     Diagnosticar como um Médico;
·                                     Planejar como um arquiteto;
·                                     Defender seus ideais como um advogado;
·                                     Ouvir como um Psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário